Cuidados com o ombro na hora do treino
- DR. LEONARDO DAU

- 2 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Por ter a maior amplitude de movimento, o ombro é a articulação mais instável que temos em nosso corpo. Por esta razão, as lesões nessa região são frequentes. Hoje, vamos falar um pouco sobre como evitar essas temidas lesões.
Geralmente, um ombro é lesionado por movimentos inadequados - seja no treino, no trabalho, ou no lazer -, falta de fortalecimento ou instabilidade da articulação. Mas, algumas atitudes podem ser tomadas para que se diminuam as lesões nessa articulação.
Fortalecimento do manguito rotador
Um manguito rotador enfraquecido usualmente é a causa da maioria das lesões, por isso, é importante incluir em sua rotina de treinos exercícios específicos para esse fortalecimento pelo menos duas vezes na semana.
Melhore a flexibilidade
É importante incluir em sua rotina exercícios específicos para o complexo articular do ombro, pois assim ele ficará mais forte e flexível.
Limite a amplitude da abdução de ombro até 90o
Em exercícios como elevação lateral e remada alta, o cuidado para não ultrapassar o ângulo de 90° é imprescindível; especialistas acreditam que há uma tendência em gerar lesões quando esse limite não é respeitado.
Cuidado com as cargas
As cargas na hora do treinamento também devem ser cuidadas para não se tornarem excessivamente altas, isso vai fazer com que sejam aumentados o impacto e a instabilidade na região. Se quer treinar de maneira intensa, use as outras variáveis para melhorar seu treino.
Procure sempre um especialista
Na hora de iniciar um treino específico, ou tratar alguma lesão já existente, é importante lembrar-se de estar sempre bem orientado.
Dr. Leonardo Dau CRM 18407/PR Agende a sua consulta e faça uma avaliação: (41) 3044-2940 IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia: Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

Comentários