Síndrome do túnel cubital
- DR. LEONARDO DAU
- 23 de fev. de 2018
- 1 min de leitura

A síndrome do túnel cubital, ou ulnar, é uma doença que se caracteriza pela compressão do nervo ulnar do cotovelo. Esse nervo passa perto da superfície da pele do cotovelo e é facilmente comprimido quando a pessoa se apoia repetidamente sobre o cotovelo, ao manter o cotovelo flexionado por períodos prolongados ou, em alguns casos, pelo crescimento anormal de osso na região.
Os sintomas incluem a dormência e uma sensação de agulhas no dedo anelar e mínimo, além de dor no cotovelo. Eventualmente pode se desenvolver um enfraquecimento da mão, principalmente nesses dedos. A fraqueza também pode interferir no movimento de pinça dos dedos polegar e indicador e a capacidade de segurar objetos com a mão.
O diagnóstico para confirmar síndrome do túnel cubital, é clínico. A sintomatologia permite ao ortopedista fazer o diagnóstico na maior parte das situações.
O tratamento para essa síndrome pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios não esteroides e a modificação de algumas posições e atividades. A fisioterapia também pode ajudar. Se essa primeira opção de tratamento falhar, há a cirurgia, que consiste numa incisão na pele da região posterior e interna do cotovelo para a libertação do nervo cubital no seu túnel e, quando necessário, é feita a sua transposição para uma posição anterior no cotovelo.
Ficou com dúvidas? Fale conosco!
Dr. Leonardo Dau CRM 18407/PR Agende a sua consulta e faça uma avaliação: (41) 3044-2940 IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia: Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290
Komentarze