Artrose do ombro
- DR. LEONARDO DAU

- 30 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

O que é a artrose? A artrose é o desgaste de articulações; o ombro tem duas articulações que podem sofrer este tipo de desgaste. Uma delas é a articulação entre a clavícula e o resto do ombro, a outra é entre o osso do braço e o osso da escápula.
Esta primeira é uma pequena articulação que fica na parte superior do ombro
e é frequentemente palpável. Geralmente sofre desgaste nessa articulação a maioria dos pacientes depois dos 40 anos e raramente é causa de dor.

Já a segunda, é a artrose do ombro que costuma dar sintomas, posicionada entre o osso do braço e o osso da escápula (chamada articulação gleno-umeral).
Esta artrose pode ocorrer de forma espontânea, secundária a doenças e algumas medicações, e a lesões dos tendões do ombro ou após traumas.
É bom saber que essa é uma lesão progressiva e irreversível. Sendo que nas fases iniciais é possível o tratamento conservador, com analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, infiltrações de medicações. Em fases mais avançadas, a opção é a artroplastia.
A artroplastia é a cirurgia de colocação de prótese de substituição em uma articulação. No ombro existem dois tipos principais de artroplastia para situações específicas: quando temos os tendões do ombro íntegros, a melhor opção costuma ser a artoplastia total anatômica;

Quando os tendões do ombro estão rompidos, a melhor opção costuma ser a colocação de uma prótese reversa, que consegue substituir até um certo ponto a função destes tendões.


Comentários