top of page

Lesão do Manguito Rotador

  • Foto do escritor: DR. LEONARDO DAU
    DR. LEONARDO DAU
  • 3 de nov. de 2017
  • 1 min de leitura

A dor do ombro tem diversas causas, e boa parte delas podem ser tratadas de forma conservadora com medicação e fisioterapia. Porém, existe, uma doença do ombro caracterizada por desgaste e ruptura dos tendões, chamada LESÃO DO MANGUITO ROTADOR.

A lesão do manguito rotador acontece porque os tendões dos músculos que estabilizam e movem os ombros (chamados de manguito rotador) sofrem um desgaste natural. Aos 60 anos, até 20% das pessoas podem ter rompimento espontâneo destes tendões. E com o aumento da idade há um aumento progressivo na prevalência desta doença.

Sendo que a RUPTURA DO MANGUITO ROTADOR apresenta evolução progressiva da lesão, com retração dos tendões e dos músculos levando, em um período que pode variar de alguns meses a alguns anos, a um ponto de não ser mais possível o reparo.

A lesão pode ser parcial, neste caso, se o paciente não tiver uma atividade muito intensa, pode ser tratado de forma conservadora e acompanhado. E em caso de piora submetido a cirurgia.

Em lesões totais (também chamadas de trasnfixantes), salvo em indivíduos muito idosos com baixa demanda funcional, na maioria das vezes, a indicação é de cirurgia.

A cirurgia hoje é realizada por vídeo artroscopia, com pequenas perfurações na pele, o tendão é reinserido no osso com o uso de pequenos “parafusos” chamados de âncoras ósseas.

A taxa de sucesso da cirurgia pode variar dependendo do tamanho da lesão, hábitos de vida e cuidados pós-operatórios.


 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram

Atenção Novo Endereço:
R. Nunes Machado, 68 - Batel, Curitiba - PR, 80250-000

 (41) 99602-1846 

bottom of page